Neste episódio, com mediação de Isabella Gonçalves, debate-se o artigo “Publish or perish”: o produtivismo acadêmico e o adoecimento docente, de autoria do pesquisador brasileiro Raimundo Sérgio de Farias Júnior. A partir de revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada, o autor demonstra as problemáticas da cobrança universitária e os danos psicológicos trazidos.
A saúde mental na academia é um tema que merece ser debatido, especialmente ao analisar estatisticamente o fenômeno. Um estudo feito por Everton Garcia da Costa e Letícia Nebel, por exemplo, com 2.903 estudantes da pós-graduação, demonstrou que, destes respondentes, 74% alegaram ter ansiedade; 31%, insônia; e 25%, depressão.
- Leia o artigo do episódio
- Leia o artigo: “O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil” citado por Isabella Gonçalves
- Leia o artigo “A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes”, citado no quadro autor da semana.
- Escute o episódio do Fronteiras da Ciência sobre saúde mental na academia, citado por Isabella Gonçalves.