Prazo: 14/06/2021
Data Evento ou Publicação: 14/06/2021
Indexação (revistas): A4
Pagamento: Open Source
O mal da comunicação é a desinformação. Pode-se contestar a pretensão universal dessa afirmação com o argumento de que em alguns casos, como numa guerra, desinformar o inimigo é benéfico, e isso é inquestionável do ponto de vista estratégico. Porém, para além da questão estratégica, mas sem desconsiderá-la, a questão ética que se coloca é saber em que quadrante cada voz se situa em meio a complexas disputas de narrativas que não envolvem (diretamente) exércitos nacionais, mas projetos econômicos, culturais e sociais imbricados, com todas as suas nuances políticas e epistemológicas.
Estamos vivendo sérias disputas desse tipo hoje. Por essa razão, ao afirmarmos que o mal da comunicação é a desinformação, o termo designa aqui o amplo conjunto de práticas comunicacionais que propagam ilusões funcionais a grupos de interesse – e altamente disfuncionais à maioria das pessoas –, mediante o recurso à calúnia, à difamação, à distorção dos fatos ou à mentira pura e simples. Por um lado, não há nada de novo nisso. Por outro, há muito. Nenhum tirano até o século XX dispôs de radiodifusão e nenhum embusteiro até o século XXI dispôs dos recursos atuais de vigilância e mineração de dados de populações inteiras, permitindo a propaganda massiva e direcional, ultracapilarizada, na forma de microtargeting.
É esse contexto extremo que mobiliza este dossiê, esse ecossistema informacional inédito e imprevisto, cuja ubiquidade ocupa a maior parte do cotidiano de cada vez mais gente, no qual viralizam novas mutações – fake news, deep fakes, pós verdade – de velhos seres do mal da comunicação. Assim, a Revista Mídia e Cotidiano convida colegas da área (ou em diálogo com a Comunicação), que investigam temas como anticiência, negacionismos, agnotologia, teorias conspiratórias e afins, relacionados ao escopo da nossa proposta, a que nos enviem suas contribuições.
Editores: Marco Schneider (UFF e Ibict); Marco Antônio Bonetti (UFJF); Rogério Christofoletti (UFSC).
Prazo para submissão: 14 de junho de 2021.
Data da publicação: setembro de 2021.