Prazo: 30/04/2021
Data Evento ou Publicação: 30/04/2021
Indexação (revistas): A3
Pagamento: Open Source
Antes do conteúdo, uma observação: não temos dada certa para publicação do dossiê, sabemos apenas que será no número 2021/2.
Encaminho o texto divulgado como CFP:
As muitas dimensões do Jornalismo de Revista
O jornalismo de revista se mostra, de maneira significativa, um dos principais guias para compreensão do Zeitgeist. Em sua manifesta mescla de informação e opinião, expõe interpretações da realidade ancoradas tanto em seus preceitos editoriais quanto na necessidade de seduzir os leitores por meio de textos e imagens, extrapolando as amarras da ideologia da objetividade entranhada nos periódicos voltados à cobertura diária. No longo prazo, constituem-se mesmo como documentos históricos, representando discursos, ideais, usos e costumes da época na qual são idealizadas e trazidas à existência.
Informativas, generalistas, especializadas, coloridas, em preto-e-branco, impressas e digitais. O universo do jornalismo de revista abriga uma multidimensionalidade de formatos e conteúdos, buscando abranger diversos tipos de público. Versáteis, as magazines adaptam-se ao passar dos séculos, desenvolvendo marcantes características próprias. Revolucionárias, introduzem tendências gráfico-imagéticas e novas formas textuais. Enquanto suporte, são parte essencial das mensagens que buscam construir – construções estas que abarcam a realidade de maneira ampla e profunda, com a efetivação de interpretações que perpassam todos os seus dimensionamentos temáticos.
Este call for papers tem por objetivo trazer debates e reflexões acerca da produção noticiosa no suporte revista, seja em estrutura física ou digital, por meio de contribuições de pesquisadores de Ciências Sociais e Humanas, tais como Comunicação, Jornalismo, Estudos Midiáticos, História, Sociologia, Estudos Culturais, dentre outras. São esperados trabalhos que abordem as seguintes temáticas (assim como assuntos relacionados):
– Jornalismo de revista no ambiente digital/ciberjornalismo de revista;
– Migração do ambiente impresso para o digital;
– Processos de produção de revistas;
– História do jornalismo de revista;
– Conceito de jornalismo revistativo;
– Relacionamento entre revistas e leitores;
– Capas de revista;
– Jornalismo de revista especializado (economia, política, dossiês/temas especiais);
– Ênfase imagética no jornalismo de revista;
– Estudos sobre narrativas e discursos nas revistas.
Os artigos podem ser submetidos até o dia 30 de abril de 2021, via sistema eletrônico da revista Animus. Serão aceitos textos escritos em português, espanhol ou inglês e que, em sua totalidade, tenham entre 30 e 45 mil caracteres com espaços. As diretrizes completas para autores estão disponíveis aqui: https://periodicos.ufsm.br/animus/about/submissions#authorGuidelines.
Animus (ISSN 2175-4977) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos
acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas. Animus tem classificação A3 na avaliação Qualis/CAPES e tem periodicidade quadrimestral.
Atenciosamente,
Ivan Bomfim – professor-adjunto do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do programa de Pós-Graduação em Jornalismo (MeJor-UEPG). Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Dora Santos Silva – professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), no Departamento de Ciências da Comunicação. Doutora em Media Digitais pelo programa internacional UT Austin | Portugal Colab e Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (ambos na NOVA FCSH).
Camila Hartmann – doutoranda e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma Universidade. Integrante da equipe editorial de Animus.