O governo de Chicago anuncia o fechamento de escolas. Pais de revoltam e começam a divulgar que os números apresentados pela prefeitura estão errados. Ativistas sociais organizam os dados mostrados pelos pais. O jornalismo se associa aos movimentos da sociedade e participa do processo de divulgação.
No episódio #44, o Dialéticas discute a inovação no jornalismo participativo a partir do caso citado anteriormente. Os pesquisadores Taneli Heikka e Elias G. Carayanni falam do jornalismo participativo e dialógico no artigo Three Stages of Innovation in Participatory Journalism—Co-initiating, Co-sensing, and Co-creating News in the Chicago School Cuts Case.
Um episódio mediado por Isabella Gonçalves, com tese de Giovanni Ramos e participação de Leticya Bernadete, mestranda na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Leia o artigo.
Referências
- Instagram Brasil Fede Covid (Isabella)
- Dissertação Influências no jornalismo participativo: um estudo local sobre decisões tomadas pelo público, de Evandro de Assis (Giovanni)
- Artigo Mediar, verbo defectivo: contribuições da teoria ator-rede para a conjugação da mediação jornalística, de Tacyana Arce, Geane Alzamora e Tiago Salgado (Leticya)
- Grupo de pesquisa em comunicação Conexões Expandidas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Leticya)