Mais de 62% dos municípios brasileiros não possuem imprensa local: nem rádio, nem televisão, nem jornal impresso, nem digital. O chamado Deserto de Notícias é um mal que atinge não só o Brasil, mas outros países como Estados Unidos e Portugal.
O artigo desta semana debate uma saída para o deserto de notícias: o jornalismo comunitário, sem fins lucrativos, sob responsabilidade de toda a comunidade. O artigo “Escaping the news desert: Nonprofit news and open-system journalism organizations”, de autoria dos pesquisadores americanos Patrick Ferrucci and Kathleen I Alaimo da Universidade do Colorado, é o fio condutor do debate.
- Leia o artigo
- Leia o livro Modelos de Negócios e Comunicação Social, recomendado no quadro autor da semana.
- Leia o artigo jornalístico Deserto de Notícias e a saída do jornalismo comunitário, do host do episódio, Giovanni Ramos, sobre o assunto.
Deserto de Notícias: publicado artigo sobre Portugal - Giovanni Ramos
[…] A partir da publicação, as próximas pesquisas devem avançar em dois caminhos: um detalhamento da crise por regiões e uma ampla discussão sobre a saída, ou seja, como resolver o problema. Os Estados Unidos já deram alguns sinais com projetos sem fins lucrativos. […]