Quem somos?

Fábio Jardelino, Giovanni Ramos e Isabella Gonçalves. Os criadores do podcast

O Dialéticas é um podcast que tem como objetivo debater semanalmente artigo acadêmicos e jornalísticos que estão em relevância e em sintonia com os temas da atualidade. A ideia do podcast surge a partir de um grupo de leitura de estudante de doutorado em Comunicação. As discussões ocorridas durante a leitura da produção científica, sobretudo na área de humanidades, ganha microfones e divulgação pública.

O nome do podcast não poderia ser outro: Dialética: conceito da filosofia grega para trocas de ideias através de diálogos como exercício para o pensamento. Os nomes do blocos deste podcast remetem a dialética de Hegel: TESE, onde os debatedores do programa apresentam a ideia do autor, ANTÍTESE, onde ocorre o debate de fato, com opiniões divergentes e SÍNTESE: a argumentação final de cada debatedor, a partir dos conceitos do artigo e das ideias discutidas no programa.

ANTECIPAMOS O TEMA

Por focar na leitura e discussão de artigos acadêmicos, o Dialéticas Podcast irá sempre apresentar o tema do próximo programa. O mediador do episódio seguinte apresenta no final do anterior qual artigo será debatido e o texto é disponibilizado nesta página (à direita).

Por isso, no Dialéticas Podcast, você pode participar do programa não comentando o que ocorreu no episódio anterior e sim deixando a sua tese sobre o tema vigente: Mande um email para podcast@dialeticas.com com a sua contribuição sobre o artigo, em texto ou em áudio. O programa é gravado, normalmente, às quartas-feiras.

EQUIPE

FÁBIO JARDELINO
Jornalista e atualmente cursa o seu doutoramento na Universidade da Beira Interior (Portugal). É especializado em Direção de Documentário pela Escuela Internacional de Cine y Television (Cuba), pós-graduado em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (Brasil), e mestre em New Media and Society in Europe pela Vrije Universiteit Brussels (Bélgica).
ORCID | LinkedIn | Instagram


GIOVANNI RAMOS
Jornalista e pesquisador. Doutorando em Comunicação pela Universidade da Beira Interior – UBI (Portugal), onde cursou mestrado em Jornalismo, tem graduação em jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (SC). Pesquisador associado ao Labcom (unidade de pesquisa em comunicação e artes) da UBI, é membro do projeto Re/media.Lab e pesquisa sobre modelos de negócios no jornalismo de proximidade. No podcast, é o responsável pela edição dos episódios.
ORCID | LinkedIn | Site pessoal | Twitter


ISABELLA GONÇALVES
Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil), onde estudou as interseções do jornalismo e a memória. Por este motivo, é membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória da mesma instituição e da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória. Atualmente, cursa o seu doutoramento na Johannes Gutenberg Universität (Alemanha), onde pesquisa os enquadramentos do imigrante na imprensa..
ORCID | Medium