#34 – Tributação ou condenação do capitalismo?

      Nenhum comentário em #34 – Tributação ou condenação do capitalismo?

Nesse episódio, o artigo debatido é o ‘The Starving State: why capitalism’s salvation depends on taxation”, de Joseph E. Stiglitz, Todd N. Tucker e Gabriel Zucman. No texto, os autores abordam a importância da tributação para a diminuição da desigualdade de renda. A partir de dados, o nobel da economia, em conjunto com seus colegas, demonstra que concentração de riquezas prejudica a economia e a própria democracia.

O artigo desmistifica, assim, a concepção de estado mínimo e a regulação eficiente dos mercados com a chamada mão invisível. Ao longo do texto, fica evidente que opções mais liberais tendem, na realidade, a apenas aumentar a desigualdade de renda e não provocar o crescimento esperado da economia, tanto a nível nacional, quanto internacional.

O movimento de baixar a tributação, na realidade, adotado desde Reagan na economia norte-americana e fortalecido pela administração de Trump, só aumentou a dívida pública do país e provocou um crescimento especulativo dos mercados de ação, favorecendo apenas a investidores e não à sociedade como um todo.

Leia o artigo.

Recomendações dialéticas

Assista o episódio

#34 – Tributação ou condenação do capitalismo?

 
Play/Pause Episode
00:00 / 36:14
Rewind 30 Seconds
1X

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *